quarta-feira, 13 de março de 2019

Suzano, realengo, bullying – Outra tragédia escolar. Qual a mensagem que nos transmite?


Boa tarde pessoal. Neste momento são 14:02 e estou interrompendo um pouco as minhas atividades para transmitir uma informação a vocês. Infelizmente não é um post sobre o mundo otaku, animes, jogos, filmes ou séries que compõe o Universo Nerd, geek e afins. Trata-se de uma tragédia, que como muitas outras (não neste sentido) chocou o Brasil.
        Segundo informações do site G1, por volta das 09:30 desta quarta-feira ( 13/03/2019) um adolescente e um homem, ambos encapuzados, adentraram a Escola Estadual Rural Brasil e atiraram em oito pessoas (estudantes e funcionários) e cometeram Suicídio logo em seguida. A tragédia abalou toda comunidade estudantil gerando pânico. Muitos alunos tentaram pular o muro das dependências do Colégio numa tentativa de escapar do ataque.
            Uma funcionária num ato de humanidade e coragem abrigou mais de Cinquenta alunos na cozinha da Escola. A merendeira Silmara Cristina Silva de Moraes relatou que após isolar as dependências da cozinha orientou os alunos a deitarem no chão. Com este ato a funcionária evitou que a tragédia fosse ainda maior.
            Após o desfecho da tragédia vários veículos de comunicação estão trazendo inúmeras informações, algumas delas precisas, outras tendenciosas ou visando apenas a audiência, o que retrata bem a imprensa nacional. Fato é que tentam atribuir ao massacre jogos de ação que os assassinos jogavam.
            Acredito que nos próximos dias outras inúmeras reportagens serão veiculadas mostrando a influencia dos jogos nos adolescentes e como estes jogos moldam o comportamento e transformam jovens inocentes em assassinos terríveis. Estou sendo irônico, pois durante as muitas reportagens que acompanhei em situações semelhantes à de Suzano, pouquíssimas matérias levam em consideração o fator “bullying, isolamento social etc”.
            Encerro esse post deixando o espaço para uma ampla reflexão sobre: como anda a segurança em nossas escolas? O que as equipes gestoras estão fazendo a respeito dos alunos que sofrem algum tipo de preconceito, perseguição ou humilhação? Como está o acompanhamento pós-aula destes alunos? Não custa perguntar.
            E para os grandes apoiadores da liberação para o porte de armas, a tragédia de hoje, assim como a de realengo e tantas outras é só um pequeno lembrete de que o Brasil não está pronto para uma política armamentista da população.
            Um forte abraço a todos e até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário